Introdução à Teoria da Interatividade


Data Glove
Uma Data Glove (em português, luva de dados) é um dispositivo de interação, semelhante a uma luva comum, que facilita o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual. É normalmente feita de látex, pois este é um material bastante elástico.
Através deste dispositivo é possível usar vários parâmetros físicos, tais como: a pressão, a força linear, a temperatura e a textura de uma superfície ou material.
Existem vários tipos de luvas, mas a mais comum é a luva de funcionamento ótico: um emissor colocado na ponta dos dedos envia uma luz para um recetor colocado na parte superior da luva, na zona do pulso, por sua vez, essa luz é enviada por guias de fibra ótica.
Dependendo da posição do dedo, esse mesmo recetor vai receber a luz na sua totalidade ou apenas parte dela, uma vez que a posição do dedo aumenta ou diminui as perdas de transmissão dessa mesma luz. Este fenómeno irá causar uma variação na resistência do recetor que, por sua vez, vai influenciar a tensão de saída do mesmo. Deste modo, para cada valor de tensão iremos ter uma posição específica.
Atualmente, o preço destas luvas virtuais desceu bastante, e espera-se que desça ainda mais. Neste momento, a luva virtual mais usada no mercado é a 5DT e é usada, essencialmente, em filmes de animação e em jogos de computador.
Data Glove diferente
Aqui se mostra o projeto inovador de Jack Minardi: uma luva de dados que envia informações do computador para o utilizador. Esta particularidade torna-a ainda mais realista/imersiva.
IMERSIVO
Uma mão a menos
Exemplo de uma experiência com a Data Glove, em que cortar a mão virtualemente se torna incrivelmente real e sensitivo.