top of page

Níveis e tipos de interatividade

Níveis de Interatividade

Segundo a relação Homem-máquina:

 

Reativa: o utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual, ou seja, o sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores.

 

Coativa: o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.

 

Proativa: o utilizador tem o controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo deste.

 

  

Segundo a ação-sensorial:

 

No nível de interação elevada o utilizador está imerso num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.

 

No nível de interação média apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e este exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da ação num ambiente virtual.

 

No nível de interação baixa o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados.

 

  

Tipos de Interatividade

Linear: o utilizador define o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à anterior. Numa interação linear as ações são mais simples. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

 

De suporte: o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

 

Hierárquica: o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

 

Sobre objetos: o utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores.

 

Reflexiva: o sistema efetua perguntas que o utilizador responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

 

 

  

De hiperligação: o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

 

De atualização: a interatividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos incorporaram componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

 

Construtiva: o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes deste. O utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa.

 

 

  

© Criado por: 

  • w-facebook
  • Twitter Clean

Segue-nos: 

  
bottom of page