Introdução à Teoria da Interatividade


OMNI
O Omni, criado pela marca Virtuix, é uma passadeira omnidirecional criada para servir como periférico de videojogos. Em combinação com um dispositivo do tipo , como o Oculus Rift, proporciona ao utilizador um ambiente de realidade virtual quase perfeito e bastante imersivo.
Este dispositivo utiliza uma plataforma “escorregadia” usada para simular o movimento de andar, que requer uns ténis especiais com sola antifricção. No centro existe um anel que funciona como cinto de segurança, e absorve o peso do utilizador, de modo a que o movimento seja o mais confortável possível.
A estrutura do Omni é relativamente pequena e cabe numa sala comum. Para além disso, é desmontável, o que permite arrumá-la facilmente.
Este tipo de tecnologia, apesar de ser recente, tem já grande popularidade entre a comunidade de jogadores e tem uma boa relação preço-qualidade.
Um olhar sobre o Virtuix Omni
Neste vídeo, Jan Goetgeluk, a mente por detrás deste fantástico dispositivo, explica-nos os seus pontos principais e as suas vantagens relativamente a outros dispositivos de realidade virtual.
IMERSIVO