Introdução à Teoria da Interatividade


Crystal Eye
Este equipamento é constituído por uns óculos de visão estereoscópica, permitindo assim ter um campo de visão mais amplo. Permitem a visualização de duas imagens sobrepostas, projetadas de ângulos diferentes, onde é provocada uma ilusão ótica de profundidade.
Estes óculos alteram a forma de propagação da luz: uma onda luminosa vibra, normalmente, em todos os sentidos, no entanto, quando uma imagem é vista em 3D diz-se que ela está polarizada, pois as ondas de luz que a compõem vibram em apenas dois sentidos - vertical e horizontal.
Os óculos funcionam, então, como um polarizador, ou seja, uma das lentes escolhe os raios de luz verticais, eliminando os demais, e a outra faz o mesmo com os horizontais. Assim, cada olho só recebe a imagem da cada um dos projetores, e a soma das duas visões simula relevos e volumes tridimensionais.
[1]
[1]
A Estereoscopia diz respeito à visão 3D, sendo a reprodução artificial da visão binocular natural do ser humano, o que permite ter uma avaliação segura dos relevos e das distâncias.
Tipos de Crystal Eye:




Anáglifo - utilizam-se filtros de cores complementares, como vermelho e azul, ou vermelho e verde. São usados, sobretudo, devido ao seu baixo custo em monitores de computador ou no cinema. No entanto, apresentam alguns problemas como a alteração das cores, a perda de luminosidade, e cansaço visual após o uso.
Polarizado - utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. Usam-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Este sistema não altera as cores, e hoje em dia é o sistema mais económico para uma qualidade de imagem aceitável.








Alternativo - apresentam-se em sequência, e alternadamente, as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos que possuem obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente a sua imagem correspondente. A uma frequência elevada, um simples piscar de olhos torna impercetível a ilusão ótica. É utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de última geração.
IMERSIVO